Bullet Journal: o que é e como começar

Os Bullets Journals (BuJo) tem conquistado a internet. Quem gosta de ver inspiração no instagram e pinterest, já deve ter ouvido falar deles, um método de organização que é fofo e bem pessoal. Criado por Ryder Carroll, consiste em basicamente um caderno e uma caneta e você vai customizar do jeito que quiser. Ele pode ser sua agenda, lista de tarefas, diário, ou ainda, como o método permite, todas as alternativas. Nele, você pode e deveria incluir suas metas, sonhos, realizações, planejamentos e, também, marcar seus compromissos e atividades diárias.

Foto 1 | Foto 2 | Foto 3

Para funcionar, Ryder enfatiza a importância de um sistema de ícones para cada atividade. Depende de como é sua rotina e como funciona melhor para você e ele tem uma legenda básica disponível em seu site (aqui), mas você deve criar um que se adeque ao seu estilo de vida e fique prático para o uso. Ah, e então a primeira coisa que deve fazer a começar um BuJo é montar uma legenda com os ícones e o que significam.

O segundo passo e diferencial para esse método de organização funcionar é montar o índice. Logo no início do seu journal deve haver um índice, portanto todas as páginas devem ser numeradas conforme forem adicionadas.

Foto 1 | Foto 2
Foto 1 | Foto 2

Faça uma página das suas metas pessoais, comece o planejamento do seu mês ou da sua semana e liste todos os lugares que você quer conhecer. No sistema, outro item que tem importância é o planejamento anual/semestral/mensal, em que você desenha todos os dias para ter uma noção geral da sua vida no macro e então você vai adicionando páginas para o micro, como por exemplo a semana que está iniciando. Vou falar mais especificamente sobre esses num próximo post.

Foto 1 | Foto 2

E, a partir daí, é soltar a imaginação. Faça bem colorido ou preto-e-branco, cheio de adesivos ou de desenhos, não importa. O que interessa é que ele é seu e se você fizer do seu jeitinho, sem amarras, vai ficar a sua cara, vai ser produtivo pra você e vai te motivar.

Quero muito fazer um bullet journal direitinho e bem organizado, então estou lendo muito sobre isso e cada vez agregando mais informação. Estou num trial de um, mas assim que eu começar o meu oficialmente, compartilho com vocês. E, se você tem um bullet journal, me conta como está sendo sua experiência.

Beijos e até mais!

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *