Como adotar um estilo de vida saudável

A resolução de ano novo mais comum é cuidar da saúde ou emagrecer. Não importa se você estabeleceu uma meta do tipo ou não, mas ficar de olho na saúde e alimentação é muito importante para todos nós. Acredito que o número na balança é muito vago. Hoje eu peso 65 kg. Você pode ter o mesmo peso que eu, mas talvez por ser mais alta seu IMC esteja num valor bom ou porque tem uma alimentação mais saudável você tenha uma porcentagem de gordura menor que a minha. No meu corpo, isso significava um colesterol, IMC e porcentagem de gordura altos. E, quando fiz uma avaliação física, meu desempenho foi muito abaixo do esperado, ou seja, eu não tinha disposição física, sendo que só tenho 19 anos.

Sou super sedentária e isso tinha que mudar. A minha alimentação incluía, na grande maioria, doces (eu tomava um milk-shake no lugar do almoço, por exemplo) e isso também tinha que mudar. O problema é que fazer essa transição não é fácil, não é simples e não é de um dia para o outro. O que eu percebi é que se informar sobre sua saúde, alimentação e sobre o estilo de vida saudável faz a mudança ser mais concreta, porque você vai saber os motivos de estar fazendo as alterações e o que isso vai te trazer de benefício.

img_7134

Segundo a Ana, minha coach de estilo de vida, a adoção de hábitos saudáveis melhora a qualidade do sono, pele, cabelo e unha. Também aumenta a auto-estima, reduz o risco de doenças cardíacas, ameniza os sintomas de depressão e elimina a ansiedade. Ela também sugere que ao fazer a opção por qualidade de vida, você pode substituir os grupos alimentares de forma gradativa até que sejam incorporados a rotina diária.

img_7133

A minha médica sempre bate na tecla da prática de atividade física. Eu fazia natação há 7 anos atrás, mas desde então não pratiquei mais nada com frequência. Já tentei fazer a academia, mas não gosto. Hoje, eu faço aula de kickboxe 3 vezes por semana e as minhas dores de cabeça, que antes eram diárias, quase que cessaram. Minha disposição também aumentou. Ou seja, sou a prova viva de que praticar atividade física é sim importante e faz sim diferença. Confesso que eu preferiria ter esses resultados só assistindo filme na Netflix tomando sorvete, mas só com exercício mesmo.

Meu colesterol baixou. Estou conseguindo reduzir, aos poucos, o consumo de doces. Não tenho dores de cabeça. Estou reduzindo gradativamente o meu IMC (que estava alto), meu nível de gordura no organismo e aumentar a porcentagem de músculos. Meu objetivo é trabalhar nesses quesitos e espero colocar logo minha saúde nos eixos. Por fim, um vídeo com dicas de emagrecimento:

E você, como está cuidando da sua saúde?

Beijos e até mais!

vida-saudavel-parceria

Você também pode gostar:

6 Comentários

  1. Precisando mesmo voltar para a academia, e a alimentação mais saudável.
    Rotina de mãe de bebê me deixou descuidar disso. Minha meta desse ano é voltar as atividades (que tanto amo).
    Vamos nos apoiando, amiga. Bju.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *